10 ago - 2019
Categories:

Como escolher um arquiteto (ou uma arquiteta)?

Ironias e gêneros à parte, a tarefa de escolher alguém para fazer a sua casa é tão importante quanto a escolha do seu psicólogo ou da sua nutricionista. A pessoa que vai te ajudar a transformar sua casa em lar, precisa estar conectada com a sua essência de alguma forma e existem algumas maneiras de identificar o arquitetx que irá tocar o seu coração!

Essa conexão facilita o diálogo (o que deixa tudo mais fácil) e faz com que a relação de confiança entre cliente e profissional, se estabeleça mais rápido. Depois disso fica mais simples fazer a leitura do cliente e traduzir isso em projeto.

A primeira dica pra você que não vê a hora de achar um arquitetx pra chamar de seu, é: Procure referências sobre a pessoa/escritório que está pensando em contratar. Olhe os trabalhos anteriores desenvolvidos pelo profissional, veja se o estilo te agrada, tanto na arquitetura quanto na abordagem/linguagem adotada. Já dissemos antes:

Comunicação é muito importante em todo o processo!

Se o profissional ainda não tem um portfólio tão extenso, marque uma reunião, pergunte o máximo que puder, tire todas as suas dúvidas antes de pedir um orçamento.

Outra dica importante é entender quais são as suas necessidades. O primeiro passo de um projeto é o programa de necessidades ou briefing do cliente. Se na primeira conversa você já souber falar o mínimo sobre isso, o profissional conseguirá ser mais específico, assim fica mais fácil entender se ele é a pessoa que você está procurando e vice e versa.

Utilizamos na construção do briefing informações como: metragem quadrada da área a ser reformada ou construída, localização, fotos do local, quantas pessoas moram lá (incluindo pets!); também se possível, planta existente, preferências, se existem necessidades especiais para o projeto, como: salas de música, cozinha industrial ou móveis específicos que fariam impacto no projeto, como, uma mesa de sinuca por exemplo.

Enfim, quanto mais informações vocês levarem para o bate-papo inicial, maior a chance de reconhecer rapidamente o profissional que mais acolhe suas expectativas!

Depois desse match é só amor (quase sempre haha).

Bem, esperamos ter ajudado na sua escolha, mas se ainda ficou com alguma dúvida ou se tem algum comentário sobre esse tema, vem contar pra gente!

Write a Reply or Comment